![]() |
Couve manteiga. Imagem: Google. |
A couve é uma planta da família das crucíferas é rica em vitaminas e sais minerais. É muito usada na cozinha e na medicina doméstica. São várias espécies dentre elas a couve manteiga e a tronchuda que contém cálcio, ferro, iodo e vitamina C, as couves de cor verde possuem mais sais minerais que as de cor branca.
Usada na medicina, segundo o Dr. Paul Younis, onde afirma que a couve é remineralizante forte, laxante, oxidante e boa para asma e bronquite.
A couve é usada no tratamento de disenterias, combater enfermidades do fígado, como icterícia e cálculos biliares, cálculos renais, hemorroidas, colite ulcerosa, menstruação difícil ou dolorosa.
Na alimentação devemos consumir a couve crua, pois ao cozinhar ela perde grande parte de seus nutrientes, vitaminas e sais minerais. O suco é muito recomendado às crianças em fase de crescimento. Dissolve cálculos, combate artrite, desinfeta intestinos, cura úlceras gástricas e dá ótimo resultado como vermífugo, estimulador do apetite e tem fórmula antidiarreica. Por ser rico em enxofre, serve para combater a seborreia do couro cabeludo.
Portanto, a couve é um excelente vegetal além de possuir alta capacidade antioxidante, é ótima fonte de cálcio. Sua composição nutricional favorece a fixação do cálcio nos ossos e potencializa o efeito diurético da dieta.
E tem muito mais, li bastante coisas importantes sobre esse vegetal que nunca falta aqui em casa e fiquei ainda mais apaixonada pela couve.
Segue uma dica para suco:
2 folhas de couve bem lavadas
1 copo de suco de laranja
1/2 maçã (verde ou vermelha)
1 colher de sopa de linhaça
É só bater tudo no liquidificador sem coar e pronto. Se quiser, acrescente gelo com esse calor é uma boa pedida.
Pode fazer cubos de gelos com a couve, é só bater duas folhas de couve com pouca água e colocar numa bandeja de gelo e quando for tomar um suco qualquer acrescenta esse gelinho de couve ao invés do de água normal.
Fontes retiradas do Site Bem Estar/Vida Integral e do livro Novo Guia da Nutrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário